Os bastidores de como criar um site profissional em 10 passos

Já li vários blogs, sites e portais a maioria ensinam como ter o melhor site online, como ter um site de sucesso!. E nunca li algum falando dos bastidores de como criar um site profissional, o que realmente você precisa para ter o seu site no ar? Agora vamos para alguns passos fundamentais.

1º – Escolha um domínio.

Precisamos pesquisar o nome que pretende criar, baseamos normalmente no nome da sua empresa:
Vamos visitar a Godaddy: https://br.godaddy.com/domains

Gosto também do registro.br para comprar domínios com a extensão .com.br, é mais fácil

Ao digitar e pesquisar ele irá retornar o aviso “Sim, seu domínio está disponível. Aproveite!” tranquilo vamos comprar. Qualquer pessoa pode comprar um domínio, basta ter um CNPJ ou CPF.

2º – Hospedagem do site.

Agora que temos o mais importante que é o nome de domínio, precisamos registrar o DNS na hospedagem de seu site, deixe comigo. Essa parte você pode já ter mas irei fornecer a você se precisar. Contrate aqui hospedagem para seu site.

Fique atento ao contratar se o servidor fornece o certificado SSL, já comentei aqui sobre isso, agora é muito importante para seu site ficar em boa posição no buscador.

3ª – Crie um projeto com uma estrutura.

Essa parte irei enviar a você sugestões o Briefing será o nosso principal meio, mesmo assim pense no que você quer que apareça na Home, quais serão os links principais, os sublinks. Por exemplos de links: Home – Serviços – Blog – Loja – Contato

4º – Contrate um designer para desenvolver o layout e um programador para a lógica do seu site.

O visual do site é importante, deixar visível os seus serviços e bem focado na experiência de seu trabalho faz a diferença. Deixe em destaque os canais de atendimentos por exemplo: atendimento por e-mail, telefones SEMPRE!, whatsapp, messenger, sms, formulário de contato e um chatbot .

5º – Desenvolva conteúdos de qualidade.

A) Seu objetivo é vender seu produto? Então faça uma lojavirtual, crie propagandas e fidelize o cliente que já comprou e o seu cliente que visitou. Atrair visitantes no começo é complicado e leva tempo então use uma ferramenta de marketing para criar Landing page é uma página que possui todos os elementos voltados à conversão do visitante em lead, oportunidade ou cliente.

B) Você é um prestador de serviços? Procure fornecer informações que os seus clientes estejam buscando, de uma forma simplificada, que qualquer pessoa possa entender.

Dica para ambos os projetos: Não copie e cole de outros sites. Não compre textos prontos para preencher o seu.

6º – Teste! Fazer o site responsivo é a bola da vez!

Teste em todos os navegadores, veja como o seu site é visualizado no Internet Explorer, Edge, Firefox, Chrome, Safari, Opera e até mesmo em celulares. Use sistemas operacionais diferentes também, acesse seu site no Windows, MAC e no Linux. Realize os ajustes necessários caso o seu site não abra perfeitamente em todos eles.

7º – Publique o seu site profissional.

Seu site está pronto? Antes leia aqui como ter um site com ssl. Ajuste a configuração das páginas para que elas tenham mais visibilidade na internet faça o trabalho de SEO isso é fundamental.

Podemos publicar usando o painel do servidor com o gerenciador de arquivos ou pelo FTP se achar que deva enviar os arquivos com segurança ou o seu servidor exige use o SFTP.

8º – Manutenção eu preciso disso?

Um site sem manutenção gradativamente perde colocação na internet. Assim, desenvolva um planejamento e priorize as manutenções periódicas. Adicione pelo menos um conteúdo novo por mês. Se você já tem um site e precisa de manutenção envie seu contato aqui.

9º – Acompanhar os acessos é preciso?

Se você não acompanhar os acessos do seu site, não saberá se deve investir em anúncios, instale ferramentas de análise como o Google Analytics, Webmaster Tools ou hotjar e veja como os visitantes estão realmente usando seu website. Faça uma análise criteriosa mensalmente.

10º – Preciso anunciar meu site?

Com certeza essa você não esperava, não é mesmo? a resposta é sim! você precisa anunciar ao lançar seu site, bons exemplos são: crie banners, pense em banners com datas específicas como dia dos namorados, dia das mães, invista em conteúdos, postagens atrativas em redes sociais. Invista em links patrocinados. Todas estas estratégias vão canalizar mais visitas para o seu site. Com mais acessos, você terá mais oportunidades de negócios.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.