Como criar Google Meu Negócio

Você já ouviu falar no Google Meu Negócio ou no Google My Business? Essa ferramenta gratuita do Google, permite que você crie um perfil da sua empresa para que ela apareça no Google Maps e outros serviços do Google. É um serviço de listagem de empresas, que funciona de uma forma dinâmica e atrai a atenção dos utilizadores por meio de pesquisas locais.

Dependendo da sua localização e do termo pesquisado, o Google apresentará diferentes perfis de empresas, tipicamente situadas na região onde você se encontra, como uma forma de você encontrar mais rapidamente aquilo que procura, seja uma agência de marketing, uma pizzaria ou um restaurante de sushi. Qualquer que seja o termo pesquisado, o Google apresentará sempre resultados de empresas que tenham perfis criados no Google Meu Negócio.

Esses perfis serão apresentados na busca, no Google Maps.

Como criar uma conta no Google Meu Negócio

Inscreva-se no Google meu negócio

  1. Acesse google.com.br/business e clique em Começar agora no canto superior direito.
  2. Faça login na sua Conta do Google.
  3. Insira o nome da sua empresa e clique em Próxima. Observação: também é possível selecionar sua empresa entre as sugestões exibidas à medida que você digita.
  4. Insira o endereço da sua empresa e clique em Próximo. Será solicitado que você posicione um marcador no local da sua empresa em um mapa.
  5. Se você gerencia uma empresa que atende no local do cliente, siga estas etapas adicionais:
  6. Marque a caixa Entrego produtos e presto serviços para meus clientes. Você também pode marcar a caixa Ocultar meu endereço (não é uma loja) – Mostrar somente a região.
  7. Clique em Próxima.
  8. Selecione uma opção de área de entrega e clique em Próximo.
  9. Use o campo de pesquisa para selecionar uma categoria de negócios. Em seguida, clique em Próximo.
  10. Insira o número de telefone ou o URL do site da sua empresa e clique em Próxima.

Dica: Você também terá a opção de vincular seu site com base nas suas informações. Clique em Continuar para concluir a inscrição e confirmar seu vínculo com a empresa.

Observação 1: se for exibida a mensagem “Esta ficha já foi reivindicada”, clique em Solicitar acesso e siga as instruções para reivindicar sua empresa. Saiba mais sobre como solicitar a propriedade de uma ficha no Google Meu Negócio.

Dicas para que esse sistema seja relevante

Não adianta apenas saber como criar o Google Meu Negócio e aparecer no Google Maps, é preciso mantê-lo relevante. Assim, é muito comum encontrar perfis totalmente desatualizados após uma simples busca. Então, veja agora as principais dicas para manter boas informações e cativar o público:

Dados atualizados: não tem nada pior do que buscar um número de telefone no Google, ligar e não ser atendido. O mesmo vale para endereços antigos. Assim, mantenha seus dados atualizados, ok?
Coloque novas fotos: por mais que a sua página já conte com fotos, de tempos em tempos é interessante adicionar novas, já que podem atrair mais cliques;
Quando funciona? É necessário informar o horário de funcionamento, incluindo feriados locais e nacionais, além das datas comemorativas, como Dia dos Pais, Dia das Mães e Dia dos Namorados.

Use o aplicativo no seu celular gerencie sua empresa ou outros locais

Todos os dias, milhões de pessoas pesquisam empresas como a sua no Google. Faça com que o perfil da sua empresa se destaque e transforme essas pesquisas em clientes com o app Google Meu Negócio.
• Responda às avaliações, troque mensagens com os clientes e veja seus seguidores na guia Clientes.
• Faça edições no perfil da sua empresa e veja essas alterações no Google em tempo real.
• Faça o upload de fotos, crie ofertas interessantes e compartilhe o que torna sua empresa especial.
• Veja na guia Início do app de que maneira e com que frequência os clientes interagem com o perfil da sua empresa, tudo em um só lugar.
• Receba notificações em tempo real para saber quando um cliente interage com sua empresa no Google. Concentre-se no que você gosta e saiba que o Google Meu Negócio ajudará a conquistar mais clientes.
• Gerencie vários locais em um único painel e convide outras pessoas para gerenciar sua ficha.

Aviso de permissões
• Local: permissão necessária para usar sua localização atual como o local da empresa
• Contatos: permissão necessária para completar automaticamente os endereços de e-mail ao convidar outras pessoas para gerenciar sua ficha e fazer agendamentos para os clientes armazenados nos contatos do dispositivo
• Armazenamento: permissão necessária para acessar as fotos tiradas no local da sua empresa

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Índice

Sua presença foi confirmada!

Na data de hoje
25/06/2022

Aproveite a capacitação, até a próxima.